domingo, 30 de outubro de 2011

Como Jogos e Simuladores auxiliam no ensino-aprendizado

Por muitas vezes a Microbiologia fica um pouco escondida dentre os assuntos em Biologia. Desde pequenos ouvimos nossos pais falando: "Não coma terra", "Lave as mãos antes de comer", "Cuidado com os micróbios, senão você vai ficar doente". Como se os microorganismos fossem apenas nocivos à nossa saúde. Pelo contrário, eles fazem parte de muitos ciclos na biosfera. Mas vamos falar de jogos...

O professor usa diferentes ferramentas no ensino, porém uma ferramenta muito interessante é a utilização de Jogos Didáticos, tornando-se uma excelente alternativa para que a aula não se torne cansativa. Ao mesmo tempo que é divertido, o aluno compreende como a Microbiologia faz parte do seu cotidiano, ampliando muito mais o conhecimento.

Neste endereço encontra-se sugestões de como trabalhar este tema sem laboratório (http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/como-ensinar-microbiologia-426117.shtml).

Jogos Superinteressantes para crianças podem ser encontrados aqui.


Por outro lado, os jovens começam a se familiarizar com a parte prática do ensino em Biologia: Laboratórios.

Deve ter-se todo cuidado quando uma aula é realizada em laboratório, pois encontra-se materiais perigosos à disposição. Uma boa saída são simuladores de experiências, tudo feito virtualmente, e apresentam resultados semelhantes a um feito "ao vivo e à cores".

Nestes sites são um exemplo de experiências em simuladores: Tour Virtual - BiossegurançaTeste da Catalase, guiase outras informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário