sábado, 16 de junho de 2012

Poliomielite


Olá pessoal!

Como hoje é o dia de vacinação contra a Poliomielite ou Paralisia Infantil, achei interessante abordar este tema aqui no blog.

A Poliomielite é uma doença causada por vírus (poliovírus) e vive o intestino.
Ambientes onde as condições de higiene são muito precárias são mais favoráveis ao surgimento da doença, pois é transmitida via fecal-oral – quando as fezes entram em contato via oral ou quando uma pessoa contaminada fala perto demais, espirra e as gotículas de saliva entram em contato com outro indivíduo.

Os sintomas assemelham-se a uma gripe, resfriado ou até mesmo assintomáticas. A doença atinge o sistema nervoso, atingindo regiões responsáveis pela coordenação motora, destruindo muitos neurônios; consequentemente paralisando músculos e perdendo os movimentos.

As crianças são mais suscetíveis, por isso há várias doses ao longo da infância; dois, quatro, seis, quinze meses até aos 6 anos de idade.

A doença está erradicada no Brasil desde 1994, mas é importante mantermos as crianças saudáveis e livre desta doença, aliás nada melhor que uma criança feliz e saudável!

Aqui estão alguns links que explicam mais detalhadamente sobre o assunto:

Nenhum comentário:

Postar um comentário